11.1.16

receitas saudáveis do Jamie

A Inês e o Pedro (a minha irmã e o meu cunhado) ofereceram o mais recente livro de Jamie Oliver ao Manel neste Natal: Receitas Saudáveis. Temos andado a namorar o livro - idealizado, escrito e fotografado na íntegra pelo Jamie. As receitas parecem-me todas uma tentação - tenho de anotar ingredientes, com objectivos concretos em mente, a trazer do Brio - e além das páginas e páginas de receitas o Jamie dedica um capítulo ao que aprendeu sobre saúde, nutrição e bem-estar enquanto preparava o livro (e viajava pelo mundo). O que partilha, sob o mote viva bem - mais saudável e mais feliz, vai ao encontro do que tenho lido em sites e livros sobre estilo de vida saudável e equilibrado - mas é útil tê-lo também em formato papel, sempre à mão.

Da leitura que fiz na diagonal parece-me que cá em casa vamos ao encontro de grande parte das sugestões: muitos legumes e fruta, peixe e carnes brancas, frutos secos, farinhas e cereais integrais e sempre que possível - quase sempre mesmo - produtos de origem biológica. Ao pequeno-almoço, almoço, jantar e lanches. É uma questão de hábito - não sentimos estar a fazer alguma dieta em particular, é a nossa alimentação normal e sabe-nos bem. Às vezes, mais ao fim-de-semana, perdemo-nos por algo mais doce ou somos tentados por aquela-fatia-de-bolo-da-avó-Céu-que-não-podemos-recusar. Faz parte, acho :) o lado positivo é que temos bons hábitos: não bebemos refrigerantes, álcool apenas em noites sociais e açúcar.. Bom, sim, por vezes ao fim-de-semana.

Tenho noção que no campo das sobremesas ainda tenho muito por onde aprender (o Manel não se aventura tanto por aqui): só sei fazer tartes e bolos que envolvam ovos, açúcar e farinha (branca), preciso de explorar o mundo das sobremesas saudáveis para os dias de festa. Acho que também nos perdemos um pouco no que toca à variedade dos legumes e frutas: tendemos a comprar aqueles de que gostamos e não nos aventuramos muito por outros sabores - e a diversidade faz falta, cada legume e fruta com os seus nutrientes. Não me recordo de alguma vez ter comprado nabiças e este Outono foi o primeiro em que comprámos romãs. Note to self: arriscar em legumes nunca antes comprados (além das nabiças: acelgas, também nunca comprámos!).

O livro também clarifica as porções que devemos consumir de cada "grupo" de alimentos e desconstrói porções em gramas e unidades - muito útil nomeadamente no caso dos frutos secos. Os frutos secos são o ideal para aqueles apetites a meio da manhã ou da tarde - com muitos benefícios nutricionais, nomeadamente para quem pratica exercício físico. Adoro frutos secos desde pequena e sempre tive a sensação de que provavelmente exagerava um pouco nas quantidades. Abria um saco e ia tirando, sem grande controlo. São crocantes, viciantes e em demasia.. Nada é bom em demasia e os frutos secos são especialmente calóricos. Ora então o Jamie diz que podemos lanchar um dos seguintes itens (seguem-se os meus preferidos):
  • 10 cajus sem sal
  • 16g de sementes de girassol
  • 15g de avelãs sem sal
  • 15 amêndoas com pele e sem sal
  • 16g de sementes de abóbora
  • 4 metades de noz sem casca e sem sal
Sim, quatro metades de noz são apenas duas nozes. Não vou falar sobre a quantidade de nozes que era capaz de comer de cada vez - ou de cajus, ainda pior, e amendoins. Na adolescência alimentava-me de amendoins (que curiosamente não entram na lista do Jamie, vou tentar perceber porquê). É informação muito útil cá para casa - considerando que também coloco frutos secos na granola que faço. Cada uma das quantidades acima corresponde aproximadamente a 100 calorias e o ideal será variar entre as opções. Também neste campo precisamos de variar nos ingredientes: nunca provei castanhas do maranhão ou nozes de macadâmia (entre outros que aparecem na lista do Jamie) e acho que o Manel também não.

Obrigada Jamie!

Sem comentários:

Enviar um comentário